Bem Vindo!

Sejam bem vindos ao nosso blog, esperamos que, ao lê-lo, você encontre algo que ajude na sua evolução espiritual.
Se você quiser nos ajudar com alguma postagem entre em contato através do nosso formulário de contato localizado na coluna da direita logo abaixo.

FAVOR NÃO ACENTUAR AS PALAVRAS, NEM USAR Ç.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Provas da existência de Deus. Continuação

Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão--somente produto de um ensino, não seria universal e não existi-ria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, confor-me se dá com as noções científicas.
7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria acausa primária da formação das coisas?
“Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades?É indispensável sempre uma causa primária.”
Atribuir a formação primária das coisas às propriedades ínti-mas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essaspropriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.
8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a forma-ção primária a uma combinação fortuita da matéria, ou,por outra, ao acaso?
“Outro absurdo! Que homem de bom-senso podeconsiderar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é oacaso? Nada.”
A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteiacombinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revelaum poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso éinsensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitosque a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.
9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligên-cia suprema e superior a todas as inteligências?
“Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconheceo autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgu-lho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a simesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deuspode abater!”
Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Nãopodendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, acausa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior àHumanidade.Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência huma-na tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior foro que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inte-ligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, sejaqual for o nome que lhe dêem.

Nenhum comentário: