PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS
4. Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus?
“Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não háefeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não éobra do homem e a vossa razão responderá.”
Para crer-se em Deus, basta se lance o olhar sobre as obrasda Criação. O Universo existe, logo tem uma causa. Duvidar daexistência de Deus é negar que todo efeito tem uma causa eavançar que o nada pôde fazer alguma coisa.
5. Que dedução se pode tirar do sentimento instintivo, quetodos os homens trazem em si, da existência de Deus?
“A de que Deus existe; pois, donde lhes viria esse sen-timento, se não tivesse uma base? É ainda uma conseqüên-cia do princípio — não há efeito sem causa.”
6. O sentimento íntimo que temos da existência de Deus nãopoderia ser fruto da educação, resultado de idéias adquiri-das?
“Se assim fosse, por que existiria nos vossos selvagensesse sentimento?”
Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse tão--somente produto de um ensino, não seria universal e não existi-ria senão nos que houvessem podido receber esse ensino, confor-me se dá com as noções científicas.
7. Poder-se-ia achar nas propriedades íntimas da matéria acausa primária da formação das coisas?
“Mas, então, qual seria a causa dessas propriedades?É indispensável sempre uma causa primária.”
Atribuir a formação primária das coisas às propriedades ínti-mas da matéria seria tomar o efeito pela causa, porquanto essaspropriedades são, também elas, um efeito que há de ter uma causa.
8. Que se deve pensar da opinião dos que atribuem a forma-ção primária a uma combinação fortuita da matéria, ou,por outra, ao acaso?
“Outro absurdo! Que homem de bom-senso podeconsiderar o acaso um ser inteligente? E, demais, que é oacaso? Nada.”
A harmonia existente no mecanismo do Universo patenteiacombinações e desígnios determinados e, por isso mesmo, revelaum poder inteligente. Atribuir a formação primária ao acaso éinsensatez, pois que o acaso é cego e não pode produzir os efeitosque a inteligência produz. Um acaso inteligente já não seria acaso.
9. Em que é que, na causa primária, se revela uma inteligên-cia suprema e superior a todas as inteligências?
“Tendes um provérbio que diz: Pela obra se reconheceo autor. Pois bem! Vede a obra e procurai o autor. O orgu-lho é que gera a incredulidade. O homem orgulhoso nada admite acima de si. Por isso é que ele se denomina a simesmo de espírito forte. Pobre ser, que um sopro de Deuspode abater!”
Do poder de uma inteligência se julga pelas suas obras. Nãopodendo nenhum ser humano criar o que a Natureza produz, acausa primária é, conseguintemente, uma inteligência superior àHumanidade.Quaisquer que sejam os prodígios que a inteligência huma-na tenha operado, ela própria tem uma causa e, quanto maior foro que opere, tanto maior há de ser a causa primária. Aquela inte-ligência superior é que é a causa primária de todas as coisas, sejaqual for o nome que lhe dêem.
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