Bem Vindo!

Sejam bem vindos ao nosso blog, esperamos que, ao lê-lo, você encontre algo que ajude na sua evolução espiritual.
Se você quiser nos ajudar com alguma postagem entre em contato através do nosso formulário de contato localizado na coluna da direita logo abaixo.

FAVOR NÃO ACENTUAR AS PALAVRAS, NEM USAR Ç.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas


No dia 1º de abril de 1858, praticamente um ano após o lançamento do Livro dos Espíritos, ao lado de diversos estudiosos, Allan Kardec fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, a primeira entidade espírita oficialmente constituída.
Conforme consta na página final da Revista Espírita de maio de 1858, Kardec deu ciência da criação da Sociedade, nos seguintes termos: “Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Fundada em Paris a 1o de abril de 1858 e autorizada por portaria do sr. Prefeito de Polícia, conforme o aviso de S. Ex. o sr. Ministro do Interior e da segurança geral, em data de 13 de abril de 1858″.
A Sociedade ficou definitivamente instalada em um imóvel alugado em Paris, para onde mais tarde também foi transferida a redação da Revista Espírita. Em dois anos de funcionamento contou com 87 sócios efetivos pagantes, pessoas das mais diversas áreas da sociedade. O número de visitantes chegava a quase 1500 pessoas por ano.
As atividades realizadas na época podem ser conhecidas pela leitura do
Boletim, usualmente inserido na Revista Espírita.
Kardec criou um
Regulamento que tratava dos fins, administração, sessões, entre outras disposições da sociedade, e exigia extrema seriedade dos participantes, o que deu credibilidade à instituição. A sociedade passou por diversas dificuldades, mas tornou-se certamente exemplo para tantas outras que surgiriam posteriormente.
Fonte: Jornal Mundo Espírita de Abril de 1998.

Nenhum comentário: